domingo, 24 de março de 2013

AULA 05 - 22/03/13

AULA 05 - 22/03/13

-Texto 2: ciber-cultura-remix
-entregar em folha avulsa
- fazer trabalho em dupla
- colocar as respostas hoje no blog individual até 04/04/13
- 05/04 comentário sobre as questões

Respostas das questões:

1) É o nome dado à nova configuração cultural que surgiu na década de 70 com a convergência 0 comunicação. Uma nova forma de compreender a relação entre tecnologia e a sociedade, de acordo com a cultura contemporânea. Ele tem uma estrutura mediática ímpar, onde qualquer pessoa pode enviar e receber em tempo rela, sob diversos formatos e para qualquer pessoa do mundo

2) É a prática de combinações a partir das tecnologias digitais

3) A origem do copyright remete ao surgimento da imprensa, do capitalismo e da ideia de que o autor é dono de sua criação, sua finalidade é controlar a circulação da obra e os direitos do autor

4) Lei 1: A libertação do pólo da emissão - é a excessiva quantidade de informações que circulam na mídia sem controle de opinião e repressão
Lei 2: Tudo em uma rede - conectividade em que todas as tecnologias com acesso a rede estão ligadas
Lei 3: Tudo em reconfiguração: a ideia de configuração ao invés de substituição do que já existe

5) A remixagem pode tomar parte da cultura ao reconfigurar um objeto cultural

6) É uma nova forma de fazer arte usando as tecnologias e inserindo na rede. Dessa forma, torna - se uma arte com participação coletiva

domingo, 10 de março de 2013

AULA 04 - 08/03/13

AULA 04 - 08/03/13

Hoje
-fim dos comentários texto 1 - Perini

Próxima Aula
-Não presencial

Atividades
- atualizar o blog com os comentários da aula de hoje
-baixar o texto: ciber - cultura - remix de André Lemos - que será estudado em 22/03

Correção das questões:

2- Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
R:- linguagem = capacidade
-tendo uma gramática conseguimos 1 sociedade
-temos várias linguagens
-língua é uma das possibilidades

3- Língua é um veículo da cultura
-sem língua não tem pensamento

4- eu sou um sujeito, descubro minha alteridade, sei quem sou porque tenho ideia diferentes dos outros, me identifico mais com uma pessoas do que com outra. Na escola isso não acontece, não existe liberdade, eles não permitem que coloquemos o que pensamos, temos que colocar o que eles acham que é o certo.

5-ciência que estuda a linguagem (verbal) humana

6-Sim, pois tem um método para estudar, tem um objetivo de estudo e ser verificável

7- Serve para explicar, identificar, compreender

8-Sim, porque educação tem a ver com a sociedade e a linguagem tem a ver com o aluno

9- na França os ideais eram: liberdade, igualdade e fraternidade, com o passar do tempo, o homem deixou de acreditar que esses ideias seriam alcançados, o que fez com que a pós modernidade começasse, com o homem acreditando nos valores individualistas

10- Não perder seu sentido na sociedade

segunda-feira, 4 de março de 2013

AULA 03 - 01/03/13

AULA 03 - 01/03/13

-Correção da primeira questão do texto do Perini
- próxima aula: pegar na sala virtual o texto: Ciber - cultura - remix, de André Lemos
-sala virtual: 1-visita semanal   2- tabela tarefas 3-prazo até 2/3 (blog)

Anotações:
- a área da broca é responsável pela língua
- linguagem é abstrata
-gramática traz junto um sentido
-Sintagma é a frase e o paradigma é a combinação
-palavra tem som,sentido e imagem
-linguagens: verbal, gestual, cinematográfica, etc
-para gravar uma língua, é preciso falar bastante até a pessoa se acostumar a se ouvir falando
- quando dizemos: o cachorro latiu, temos um sintagma nominal:

O CACHORRO-> SN, Det, Suj masculino no singular
LATIU-> SV, passado


Correção:
- o que é língua?
R: Sistema de signos, é ciência, é um sistema de codificação abstrata.