AULA 02 - TAREFA
1- O que é língua?
R: O conjunto das palavras e expressões usadas por um povo, por uma nação, e o conjunto de regras da sua gramática
2- Qual a relação entre língua, linguagem e sociedade?
R: Na sociedade é preciso o uso da língua, da linguagem, para ela funcionar. A língua é a imagem que um povo tem de sí, as vezes é mais importante que as unidades políticas pois mesmo que um país demore para ser unificado como nação os falantes já se consideram cidadãos
3- Há vínculos necessários entre língua, pensamento e cultura?
R: Sim, nós usamos a língua para pensar e há um vínculo com a cultura por causa da literatura
4- A linguagem tem sujeito?
R: Sim, pois a língua depende de um sujeito para manifestar a palavra
5- O que é linguística?
R: Estudo científico da linguagem, dos códigos que as pessoas usam para se comunicar
6- A linguística é ciência?
R: Sim, pois estuda como a linguagem funciona e como são as línguas de cada país
7- Para que serve a linguística?
R: Para nos mostrar como a língua funciona, analisa a estrutura de cada uma delas
8- A linguística teria algum compromisso necessário com educação?
R: Sim, pois através da linguística compreendemos a relação entre língua, pensamento e cultura e é o homem que estuda
9- Como a linguística se insere na pós - modernidade?
R: Ajudando o homem a compreeender seu mundo
10- Quais os desafios da linguística para o século XXI?
R: Se definir melhor e ser mais valorizada
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Aula 02 - 15/02/13
AULA 02 - 15/02/13
O que vimos na aula:
-língua, linguagem e linguística
-tarefa: ler o texto do Mario A Perini sobre língua, linguagem e linguística e responder as questões do texto
Anotações:
O que vimos na aula:
-língua, linguagem e linguística
-tarefa: ler o texto do Mario A Perini sobre língua, linguagem e linguística e responder as questões do texto
Anotações:
- tudo que o homem produz é tecnologia por isso a escrita também é uma tecnologia
- a tecnologia depende de outras tecnologias como, por exemplo, escrever dependeu da criação do sistema cuneiforme
- a tradução teve vários problemas, um exemplo é a bíblia, que seria uma tradução ou invenção das palavras?Pois não existia a gramática descritiva
- 1994: avanço da escrita digital
Debate:
- significante: imagem acústica
- signo linguístico: significado e significante
- o que é língua?
-é abstrata e está presente igualmente na cabeça dos falantes
-forma de expressão
-conjunto de regras que um determinado povo faz usa
- o que é fala?
-performance (manifestação da língua)
- o que é linguística?
- ciência que estuda o signo linguístico
- o que é idioma?
- termo usado para expressar um termo geográfico ou político
- o que são linguagens?
- existem vários tipos: visual, cinematográfica, corporal, etc
- instrumento de comunicação
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Aula 1 - 08/02/13
AULA 01 - 08/02/13
Linguagem e Tecnologia
-do que tratam: escrita, leitura, reescrita, remix
-avaliações: blog valendo 3 pontos, 2 provas valendo 5 e atividades de pesquisa
-sala virtual teleduc: postar o link do blog, usar para pegar textos para as aulas (levar texto: língua, linguagem e tecnologia na próxima aula)
-criação do blog: criar até o dia 22/02, postar o link na sala virtual, usar como um caderno diário de todas as aulas
Discussões:
- algumas escolas proíbem o uso dos celulares na sala de aula o que foge um pouco da nossa atual realidade
-não temos um espaço para discussão, um exemplo é o facebook que tem a opção curtir para o caso de você gostar do post mas não tem uma opção se você não gostar, algo como "não curti".
-mal uso das fontes de informação, como você gravar um CD achando que as músicas são dos anos 80 e na verdade serem atuais
Linguagem e Tecnologia
-do que tratam: escrita, leitura, reescrita, remix
-avaliações: blog valendo 3 pontos, 2 provas valendo 5 e atividades de pesquisa
-sala virtual teleduc: postar o link do blog, usar para pegar textos para as aulas (levar texto: língua, linguagem e tecnologia na próxima aula)
-criação do blog: criar até o dia 22/02, postar o link na sala virtual, usar como um caderno diário de todas as aulas
Discussões:
- algumas escolas proíbem o uso dos celulares na sala de aula o que foge um pouco da nossa atual realidade
-não temos um espaço para discussão, um exemplo é o facebook que tem a opção curtir para o caso de você gostar do post mas não tem uma opção se você não gostar, algo como "não curti".
-mal uso das fontes de informação, como você gravar um CD achando que as músicas são dos anos 80 e na verdade serem atuais
Assinar:
Postagens (Atom)