AULA 07 - 19/04/13
- Revisão das respostas 01 a 06, do texto: Ciber-cultura-remix
- Tarefa: Publicar no blog, até dia 03/05/2013, as respostas às perguntas abaixo
8) O que é Podcast? Qual sua origem? Cite alguns dados estatísticos.
R.Podcast é o nome dado ao arquivo de áudio digital, frequentemente em formato MP3 ou AAC (este último pode conter imagens estáticas e links), publicado através de podcasting na internet e atualizado via RSS. Também pode se referir a série de episódios de algum programa quanto à forma em que este é distribuído. A palavra é uma junção de Pod-Personal On Demand (numa tradução literal, pessoal sob demanda) retirada de iPod e broadcast (transmissão de rádio ou televisão). O podcast em vídeo chama-se "videocast", frequentemente em arquivo formato MP4.Origem do Podcasting: em 2003, já um número considerável de blogs publicava ficheiros em áudio e o protocolo RSS já era vastamente utilizado para categorizar e subscrever conteúdos. Ao usar o RSS, Christopher Lydon anexava ficheiros de áudio no seu blog, com entrevistas focadas no blogging e na cobertura das campanhas presidenciais norte-americanas de 2004, o que despertou a atenção de Adam Curry, inspirando-o para a sua aplicação iPodder. Sem dúvida que os blogs foram um importante factor para a popularização do PODCASTING. Segundo o artigo "Ciber-cultura-remix" de André Lemos, já existem mais de 4.940,000 referências à palavra podcasting no Google, estima - se que haja mais de 6 milhões de usuários desse sistema no mundo e, no Brasil, o surgimento do podcast data de 2005.
9) O Podcast representa o fim do Rádio? Que outras mídias prenunciam "o fim" de suas antecessoras?
R. Não, Quando uma mídia muda o formato digital não deixa de existir, ele gera uma nova opção mas não exclui o seu antecessor. Os SLs (softwares livres) reformulam a indústria de softwares e podem parecer seu fim, aos olhos leigos.
10) Faça um podcast de 3 minutos (máximo), comentando algum aspecto do conteúdo da disciplina "Linguagem e Tecnologia" e poste-o no seu blog.
Ainda não foi feito
11) O que é "blogosfera"? O que são blogs e quais os tipos que existem?
R.Blogosfera é uma forma coletiva que refere - se a todos os blogs como uma comunidade ou rede social. Muitos blogs estão densamente interconectados, blogueiros leem os blogs uns dos outros e podem criar laços para os mesmos e podem postar comentários nos blogs uns dos outros, criando sua própria cultura e dimensão. O blog, ou weblog, é uma das ferramentas de comunicação mais populares da internet. A pessoa que administra o blog é chamada de blogueira(o). Uma das características dos blogs é que, em geral, eles têm um aspecto muito parecido, isto é, o usuário é limitado no que diz respeito a alterações visuais. Outra característica dos blogs é a freqüência de atualização. Alguns são atualizados diariamente, outros semanalmente, mensalmente e, em alguns casos, até várias vezes por dia. Cada atualização ou publicação no blog é chamadas de post (postagem).Exitem blogs de audio (audioblogs), de vídeo (vlogs), de fotos (fotologs) e outros formatos que usam diversas linguagens (como é comum no processo de remixagem).
12) O que é P2P? Como funciona? Cite exemplos.
R. P2P, peer - to - peer,Conexão de dois ou mais microcomputadores e outros dispositivos de rede sem a presença dos servidores. Cada um dos pontos da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, de forma que os compartilhamentos de dados e informações não necessitem de um servidor central.
Exemplos: O "iTunes", o "Kazaa", o "Emule" e o "Torrent"
13) Qual é a vantagem "freenet"?
R. Freenet foi originalmente criada por Ian Clarke. De acordo com Clarke a Freenet visa prover liberdade de expressão através de uma rede P2P com grande proteção do anonimato.
Uma exposição sobre P2P não estaria completa sem mencionar a Freenet. A prioridade da Freenet é a liberdade de expressão e o anonimato. Para obter isso, a comunicação entre os nós é cifrada, assim como a informação armazenada em cada nó. O usuário contribui com um pedaço do seu HD, mas ele não sabe o que exatamente está armazenado lá.
14) Quais as origens dos softwares de código aberto?
R. O termo código aberto, ou open source, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre (SL). Os SL foram possibilitados pela invenção de uma licença de utilização do código fonte de 1989.
R. O termo código aberto, ou open source, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por software livre (SL). Os SL foram possibilitados pela invenção de uma licença de utilização do código fonte de 1989.
15) O que é GPL e o que é GNU?
R. GPL - General Public License, é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre.
GNU - sistema operacional tipo Unix, criado por Richard Stallman, em desenvolvimento e que ainda não publicou nenhuma versão estável.
R. GPL - General Public License, é a licença com maior utilização por parte de projetos de software livre.
GNU - sistema operacional tipo Unix, criado por Richard Stallman, em desenvolvimento e que ainda não publicou nenhuma versão estável.
16) Por que o SL (software livre) é um bom exemplo de ciber-cultura-remix?
R. Porque tem as 3 leis da ciber cultura: liberação do polo de emissão,princípio de conexão em rede e reconfiguração
R. Porque tem as 3 leis da ciber cultura: liberação do polo de emissão,princípio de conexão em rede e reconfiguração
Nenhum comentário:
Postar um comentário